sábado, 20 de novembro de 2010

PARA QUE SERVE A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO




Uma boa avaliação de desempenho serve para vincular os resultados individuais aos resultados corporativos. Esse processo implica em elaborar questionários para mensurar os resultados em função das metas, comparar estes dados com os esperados, fornecer feedback e realizar ações gerenciais para reforçar pontos positivos e aproveitar as oportunidades de melhoria. A avaliação de desempenho pode subsidiar as decisões de RH como promoções, transferências ou demissões, identificar as necessidades de treinamento e desenvolvimento, além de diretriz para recompensas.

A motivação dos colaboradores pode ser maximizada através desse processo, desde que ele conheça claramente os objetivos a serem alcançados, que perceba que seus esforços resultam em avaliação positiva e que isso lhe traga recompensas. Além de possuir metas exeqüíveis, a avaliação de desempenho deve ser justa e acurada.

De uma forma geral, devemos avaliar resultados individuais das tarefas e comportamentos. No primeiro grupo, estão aspectos concretos relacionados com o trabalho do colaborador e no segundo, as condutas no ambiente de trabalho.  Podem ser avaliadores o superior imediato, os colegas de trabalho, subordinados imediatos e o próprio colaborador.

Referencia: Gestão de Pessoas - Janaina Ferreira Alves - IBMEC 

Nenhum comentário:

Postar um comentário